Como o olho dos adultos, também o olho infantil está protegido pelas pálpebras e as pestanas. Os olhos de bebés, no entanto, são particularmente sensíveis, razão pela qual necessitam de cuidados higiénicos. As glândulas lacrimais dos bebés produzem mais fluido lacrimal do que as dos adolescentes e os adultos. Isto é particularmente importante visto que o sistema imunológico ainda não está muito desenvolvido. O fluido lacrimal contém uma enzima que protege os olhos dos micróbios. Quanto mais lágrimas forem produzidas, mais serosidades mucosas se formam no olho, as quais requerem uma limpeza suave.

Porque é que a higiene ocular é tão importante nas crianças?

A par dos componentes aquosos, o fluido lacrimal contém ainda uma porção de muco (mucina) que é essencial para a lubrificação do olho. Os bebés produzem este muco em quantidades maiores. Quando os resíduos do muco secam, formam-se secreções secas nas pestanas e pálpebras. Muitas vezes, o olho do bebé não drena fluido lacrimal suficiente através dos pontos lacrimais, fazendo com que o fluido e o muco flua para fora e o olho lacrimeje. Isto pode levar a secreções secas em volta do olho. As secreções secas ou serosidades mucosas originadas pela produção normal de lágrimas, poluentes ou irritações dos olhos tornam o olho mais pré-disponível para infecções e bactérias. É por esta razão que os pais devem prestar mais atenção numa higiene ocular cuidadosa dos filhos.

Qual é a melhor maneira de limpar os olhos das crianças?

Com certeza que muitos pais irão perguntam como afinal deve ser o cuidado ocular dos filhos. Normalmente, os olhos são limpos de forma suficiente ao lavar-se diariamente a cara. O importante é ter cuidado em esfregar os olhos sempre na direcção do nariz. Se os olhos forem esfregados na direcção oposta, a pálpebra pode desprender-se ligeiramente do globo ocular e, assim, permitir às impurezas aderentes ao bordo das pálpebras penetrar no olho. Possíveis secreções duras e ásperas podem assim danificar facilmente a córnea.

Os toalhetes para limpeza dos olhos são ideais para uma limpeza e um cuidado diários e inócuos dos olhos dos bebés e crianças pequenas. Estes toalhetes esterilizados e embalados individualmente são impregnados de extractos vegetais que actuam de forma suavizante e desinfectante sobre o olho.

Pede-se um especial cuidado na utilização de remédios caseiros, tais como, por exemplo, banhos com camomila. A camomila é conhecida pelo seu efeito suavizante, sendo isto correcto em muitos casos. Mas quando aplicada nos olhos, segundo os mais recentes estudos, actua de forma secante. Além disso, o extracto de camomila contém, na maior parte das vezes, pólenes que em muitas pessoas podem provocar facilmente reacções alérgicas. Se a solução de lavagem ocular produzida por si ficar algum tempo parada e arrefecer, ela forma uma base ideal para bactérias e outros micróbios. Daí que convenha não recorrer a remédios caseiros para a limpeza dos olhos.

Observa o seu filho com atenção. Se tiver dúvidas acerca da limpeza dos olhos do seu filho, deixe-se aconselhar por um médico.